ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Programa de saúde do pé diabético será complementado no Rio

nova lei amplia prevenção e tratamento para pacientes diabéticos no estado

O Programa Fluminense de Saúde do Pé Diabético será atualizado e terá suas diretrizes ampliadas. É o que estabelece a Lei 11.029/25, de autoria do deputado Dr. Pedro Ricardo (PP), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A norma, que aprimora a Lei 6.751/14, foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (26/11).

A nova regra determina que as unidades de saúde realizem a prevenção de úlceras e infecções nos pés de pessoas com diabetes, além do tratamento da doença arterial periférica nestes pacientes. Entre as novas diretrizes também está a realização de ações de divulgação para difundir a prevenção e detecção contínua de lesões em fase inicial nos pés de pessoas com diabetes, bem como a disseminação de informações para o controle da incidência de amputações decorrentes do diabetes.

“Uma das principais causas mortis relacionadas à diabetes são as amputações de membros inferiores, pés e pernas. As complicações começam a surgir devido a mínimos machucados que se não tratados podem gerar infecções severas, úlceras e até mesmo a síndrome do pé diabético”, explicou Dr. Pedro Ricardo.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio