ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Programa de saúde do pé diabético será complementado no Rio

nova lei amplia prevenção e tratamento para pacientes diabéticos no estado

O Programa Fluminense de Saúde do Pé Diabético será atualizado e terá suas diretrizes ampliadas. É o que estabelece a Lei 11.029/25, de autoria do deputado Dr. Pedro Ricardo (PP), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A norma, que aprimora a Lei 6.751/14, foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (26/11).

A nova regra determina que as unidades de saúde realizem a prevenção de úlceras e infecções nos pés de pessoas com diabetes, além do tratamento da doença arterial periférica nestes pacientes. Entre as novas diretrizes também está a realização de ações de divulgação para difundir a prevenção e detecção contínua de lesões em fase inicial nos pés de pessoas com diabetes, bem como a disseminação de informações para o controle da incidência de amputações decorrentes do diabetes.

“Uma das principais causas mortis relacionadas à diabetes são as amputações de membros inferiores, pés e pernas. As complicações começam a surgir devido a mínimos machucados que se não tratados podem gerar infecções severas, úlceras e até mesmo a síndrome do pé diabético”, explicou Dr. Pedro Ricardo.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Dia internacional de luta pela saúde da mulher: Alerj aprova lei que incentiva exames preventivos

Nova lei da Alerj garante folga anual remunerada para exames preventivos de câncer de mama e colo do útero

Fim da Escala 6×1: Câmara aprova PEC que reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais

Câmara aprova PEC do fim da escala 6×1 e texto segue agora para análise do Senado

Ator Lázaro Ramos será homenageado na Alerj com medalha tiradentes

Ator, escritor e diretor será homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio por atuação na cultura afro-brasileira, combate ao racismo e defesa da educação