ALERJ - Transforma sua vida

Pauta semanal: Câmara do Rio discute 12 vetos do Poder Executivo a projetos de lei

Vereadores ainda irão debater proposta que proíbe o corte de energia elétrica e água para a população de baixa renda nos períodos de extremo calor.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro se reunirá na próxima terça-feira, 19 de agosto, para analisar 12 vetos do Poder Executivo a projetos de lei que foram aprovados pelos vereadores. A sessão está marcada para às 16h, e, caso a maioria absoluta dos vereadores — 26 parlamentares — vote pela rejeição dos vetos, os projetos serão transformados em leis por promulgação do presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD).

Entre os projetos em pauta, destacam-se aqueles voltados para a educação, saúde, meio ambiente e proteção dos direitos das minorias. Confira os principais pontos da agenda:

1. Educação e Tecnologia: Robótica nas Escolas

PL 1990/2023 — O veto ao projeto que inclui o ensino de noções básicas de robótica como atividade extracurricular nas escolas municipais será discutido. O objetivo é aproximar os alunos das novas tecnologias, preparando-os para o futuro digital e o mercado de trabalho.

2. Inclusão Social: Identificação de Pessoas com Epilepsia

PL 2/2025 — Outro veto importante é o que institui a criação de uma carteira de identificação para pessoas com epilepsia. A proposta visa garantir maior segurança e um atendimento adequado em situações de emergência para essas pessoas, além de facilitar o reconhecimento em serviços públicos e privados.

3. Meio Ambiente: Combate às Espécies Invasoras

PL 3486/2024 — O veto sobre a destinação de recursos oriundos de empreendimentos imobiliários para o combate de espécies arbóreas invasoras também será analisado. A medida busca preservar a biodiversidade e proteger o meio ambiente, especialmente em áreas urbanas.

Outros Projetos de Interesse

Feriado Municipal: Corpus Christi

PL 3250/2024 — A proposta para tornar o Dia de Corpus Christi um feriado municipal será debatida em sua segunda discussão.

Diversidade e Direitos: Paradas de Orgulho LGBTQIA+

PL 2620/2023 — A proposta proíbe a presença de crianças e adolescentes com menos de 16 anos nas paradas de orgulho LGBTQIA+ no Rio, impondo multa aos organizadores em caso de descumprimento.

Proteção Social: Serviços Essenciais no Calor Extremo

PL 2806/2024 — Este projeto de lei proíbe a suspensão de fornecimento de água e energia elétrica para a população de baixa renda durante períodos de calor extremo, visando proteger as camadas mais vulneráveis da sociedade.

Destaques da Pauta de Votação

Além dos vetos, a Câmara também discutirá vários projetos de relevância para o Rio de Janeiro, como:

  • “Selo Escola Amiga da Inclusão” — Destinado a premiar escolas que promovem acessibilidade e inclusão de maneira efetiva.
  • Programa Passarela Carioca para Todos — Projeto para adaptar passarelas da cidade, garantindo acessibilidade universal.

Transmissão e Acompanhamento

As sessões da Câmara começam às 14h, com a votação marcada para iniciar às 16h. Todos os debates e votações podem ser acompanhados ao vivo através da Rio TV Câmara, disponível nos canais 10.3 da TV aberta e também no YouTube.

Fontes: camara.rio

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.