ALERJ - Transforma sua vida

Agora é Lei: Obras públicas estaduais devem exibir placas informativas

Lei 11.008/25 determina que obras em andamento ou paralisadas no Rio de Janeiro informem detalhes sobre responsáveis, prazos, valores e motivos de interrupção.

A Lei 11.008/25, sancionada pelo governador do Rio de Janeiro e publicada no Diário Oficial em 24/10/2025, obriga que todas as obras públicas estaduais, em andamento ou paralisadas, tenham placas informativas visíveis ao público. A norma foi proposta pelo deputado Rodrigo Amorim (União) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

As placas devem detalhar o órgão público contratante, telefone, datas de início e término da obra, razão social e nome fantasia da empresa executora, endereço, CNPJ, nome do técnico responsável pelo projeto e registro no conselho profissional, órgão fiscalizador, número do contrato ou processo licitatório, finalidade da obra, valor estimado e possíveis acréscimos, integrantes do convênio, se houver, e endereço eletrônico da empresa e do órgão responsável.

Paralisação de obras

Se a obra ficar paralisada por mais de 30 dias consecutivos, deverá ser instalada placa adicional explicando os motivos da interrupção e o prazo previsto para retomada. Além disso, o órgão público responsável deve divulgar detalhadamente a exposição dos motivos da paralisação em seu site oficial, garantindo maior transparência à população.

Regulamentação e objetivos

O Executivo estadual ficará responsável por regulamentar a lei através de decretos, definindo normas complementares sobre instalação e manutenção das placas. O deputado Rodrigo Amorim destacou que a medida visa fortalecer a transparência em relação ao uso de recursos públicos e garantir que a população acompanhe de forma clara a execução das obras.

“É essencial que todas as informações sobre a destinação da verba pública sejam disponibilizadas, promovendo fiscalização social e responsabilização dos órgãos e empresas envolvidas”, afirmou Amorim.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio