ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Campanha “pé na faixa pedestre seguro” será implementada no Rio de Janeiro

Nova lei 11.039/25 determina campanha educativa semestral para reforçar respeito à faixa de pedestres e reduzir atropelamentos

O Estado do Rio terá a campanha “Pé na faixa, pedestre seguro”, para a conscientização dos pedestres e motoristas sobre o respeito à faixa de pedestres. É o que prevê a Lei 11.039/25, de autoria dos deputados Índia Armelau e Filippe Poubel, ambos do PL, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta terça-feira (02/12).

A norma estabelece a veiculação da campanha em rádios, televisão, jornais, panfletos virtuais e impressos, bem como palestras para a conscientização a respeito da travessia em vias onde não há semáforo, principalmente quando pedestres sinalizam gesticulando com o braço. De acordo com os autores da lei, a campanha visa a conscientizar sobre a importância do gesto para aumentar a segurança na travessia.

“Infelizmente o desrespeito dos motoristas quanto à faixa de travessia de pedestres é ocorrência comum e acontece milhares de vezes, todos os dias em nosso País. A cena é corriqueira: o pedestre pisa na faixa e é ignorado solenemente pelos motoristas, que continuam o seu curso normal, sem se importar com a demanda de quem necessita atravessar a via”, afirmou Armelau.

Entre os objetivos da campanha estão os seguintes pontos: orientar o pedestre a atravessar com segurança na passagem sinalizada ou delimitada por marcas sobre a pista; conscientizar os motoristas para a prevenção de acidentes sobre a necessidade de respeitar o pedestre, sua movimentação e preferência junto à faixa de travessia; informar o correto comportamento dos pedestres e dos motoristas; e esclarecer as consequências quando desrespeitada a sinalização.

A campanha será realizada semestralmente, junto daquelas de educação no trânsito e as despesas serão custeadas pelos recursos do Fundo Estadual de Transporte.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio