ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Alerj aprova criação de campanha sobre depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico

estado do rio lança ação permanente para prevenir transtornos mentais e ampliar conscientização pública

O Estado do Rio terá uma campanha permanente de orientação, prevenção e conscientização da depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. A regulamentação consta na Lei 11.033/25, de autoria dos deputados Brazão (União) e Tia Ju (REP), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (26/11).

A campanha deverá promover debates, palestras e eventos abrangendo todos os aspectos das doenças, como as causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento. Devem figurar na campanha ações voltadas à prevenção do suicídio de jovens e adolescentes, principalmente nas escolas da rede pública e particular.

Outros objetivos da campanha são o combate ao preconceito e ao estigma inerentes aos problemas psíquicos, o incentivo à busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes, e a divulgação dos avanços obtidos ao tratamento da doença. O Governo do Estado ainda deverá estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da doença, bem como informar os meios de tratamento disponíveis, na rede de saúde pública.

O Poder Executivo poderá constituir parcerias com a iniciativa privada para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços correspondentes à campanha. “Cresce a necessidade de discutirmos formas de conscientização permanente da população sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em virtude disso, a proposta visa a estabelecer normas gerais a serem seguidas, em âmbito estadual”, justificou Brazão.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj promulga novas leis após derrubada de vetos do executivo no Rio de Janeiro

assembleia derruba vetos do governo e promulga 10 leis que impactam segurança pública, saúde, transporte e direitos do consumidor

Agora é Lei: Refugiados e resgatados da escravidão terão vagas de emprego no Rio de Janeiro

lei sancionada por cláudio castro garante reserva de vagas em empresas prestadoras de serviço ao estado do Rio

Agora é Lei: Incentivos fiscais no Rio de Janeiro serão reduzidos gradualmente até 2032

nova lei sancionada por cláudio castro altera regras do fundo orçamentário temporário e amplia compensações fiscais para empresas beneficiadas