ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Alerj aprova criação de campanha sobre depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico

estado do rio lança ação permanente para prevenir transtornos mentais e ampliar conscientização pública

O Estado do Rio terá uma campanha permanente de orientação, prevenção e conscientização da depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. A regulamentação consta na Lei 11.033/25, de autoria dos deputados Brazão (União) e Tia Ju (REP), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (26/11).

A campanha deverá promover debates, palestras e eventos abrangendo todos os aspectos das doenças, como as causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento. Devem figurar na campanha ações voltadas à prevenção do suicídio de jovens e adolescentes, principalmente nas escolas da rede pública e particular.

Outros objetivos da campanha são o combate ao preconceito e ao estigma inerentes aos problemas psíquicos, o incentivo à busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes, e a divulgação dos avanços obtidos ao tratamento da doença. O Governo do Estado ainda deverá estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da doença, bem como informar os meios de tratamento disponíveis, na rede de saúde pública.

O Poder Executivo poderá constituir parcerias com a iniciativa privada para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços correspondentes à campanha. “Cresce a necessidade de discutirmos formas de conscientização permanente da população sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em virtude disso, a proposta visa a estabelecer normas gerais a serem seguidas, em âmbito estadual”, justificou Brazão.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio