ALERJ - Transforma sua vida

Alerj é finalista da 6ª edição do prêmio assembleia cidadã 2025

Sala Lilás e série Memórias do Parlamento disputam premiação nacional por inovação e impacto social

A Sala Lilás, criada pela Assembleia na gestão do deputado Rodrigo Bacellar para acolher mulheres vítimas de violência doméstica, concorre na categoria Atendimento ao Cidadão. E a série documental Memórias do Parlamento, da TV Alerj, disputa na categoria Reportagem Legislativa.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está entre os finalistas da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), concorrendo com dois projetos reconhecidos pela inovação, impacto social e relevância pública: a Sala Lilás, implementada na atual gestão, disputa na categoria Atendimento ao Cidadão, e a série documental Memórias do Parlamento, da TV Alerj, na categoria Reportagem Legislativa. Os vencedores serão anunciados na 28ª Conferência Nacional da Unale, que acontece de 3 a 5 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).

A edição deste ano recebeu quase 70 iniciativas de assembleias de todo o país, avaliadas por uma comissão técnica composta por representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), ILB/Senado Federal, UPM e especialistas em inovação política e comunicação pública.

Reconhecimento ao trabalho da Alerj

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União) celebrou a presença da Casa entre as finalistas. “A Alerj vive um momento de modernização e fortalecimento institucional. Ver nossos projetos entre os melhores do Brasil mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade, responsabilidade social e compromisso com o cidadão fluminense. Tanto a Sala Lilás quanto a série Memórias do Parlamento simbolizam um Legislativo vivo, atuante e profundamente conectado às demandas da sociedade”, comentou.

A presidente da Unale, deputada Tia Ju (Rep), também destacou a relevância da conquista: “A Alerj chega à etapa final com duas iniciativas transformadoras. A Sala Lilás salva vidas e a série Memórias do Parlamento valoriza a história e a transparência. É um orgulho ver o Rio de Janeiro entre os destaques nacionais, mostrando que boas práticas legislativas podem inspirar assembleias de todo o país”.

Sala Lilás: atendimento humanizado e proteção às mulheres

Finalista na categoria Atendimento ao Cidadão, a Sala Lilás é administrada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e oferece acolhimento especializado para mulheres vítimas de violência. O espaço funciona com atendimento multiprofissional, orientação jurídica, apoio psicológico e articulação com a rede de proteção do estado. O público também pode acionar o SOS Mulher (0800-282-0119), canal de denúncias e orientações.

Memórias do Parlamento: resgate histórico e transparência

Memórias do Parlamento, da TV Alerj, é uma série documental que preserva, registra e difunde a história institucional do Legislativo fluminense, fortalecendo a transparência e aproximando a sociedade dos processos legislativos. O diretor da TV Alerj, Luciano Silva, destacou a importância do reconhecimento. “Esse é um trabalho de memória e cidadania. Ser finalista é o reconhecimento de que comunicação pública também é um serviço essencial para o fortalecimento da democracia”, disse.

O Prêmio Assembleia Cidadã

O Prêmio Assembleia Cidadã reconhece e divulga iniciativas inovadoras que aproximam o Poder Legislativo da população, valorizam boas práticas de gestão e ampliam a eficiência dos serviços prestados à comunidade. A votação final combinará a nota técnica da comissão avaliadora (peso 7) com a votação dos conferencistas (peso 3), contabilizada por sistema digital.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio