ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Campanha de prevenção a acidentes causados por raios poderá ser implementada no estado do Rio

lei 11.032/25 cria ação estadual de conscientização sobre descargas elétricas e medidas preventivas.

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (26/11) a Lei 11.032/25, que cria a campanha de conscientização para o combate e prevenção de acidentes causados por raios. De acordo com a proposta, de autoria da deputada Elika Takimoto (PT), o governo poderá criar alertas de previsão de raios, divulgar os pontos com maior chance de queda de descargas, além de orientar e fiscalizar sobre a instalação e manutenção adequada de para-raios, com foco em edificações públicas e privadas.

A campanha de conscientização deverá abranger informações sobre medidas preventivas e cuidados a serem adotados durante tempestades elétricas. “Em Niterói, por exemplo, tivemos 135 mil pessoas que ficaram sem energia por conta de descargas elétricas no ano passado. Na próxima década, a frequência de tempestades severas pode aumentar em 30%. O Brasil é campeão mundial de incidência de raios, com cerca de 78 milhões de descargas elétricas por ano e mais de 800 pessoas morreram, na última década, por conta de raios”, explicou Takimoto.

A deputada ainda destacou que as frequentes ondas de calor, devido ao aquecimento global, aumentaram substancialmente a incidência de tempestades com raios: “Durante a onda de calor, o tempo é seco e não chove. Mas depois dela, a condição fica muito favorável para tempestades. Temos notado um número muito grande de raios depois das ondas de calor”.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio