ALERJ - Transforma sua vida

Alerj aprova Medalha Tiradentes para empresário Nuno Vasconcellos

Deputados reconhecem contribuição do empresário à mídia e aos negócios e destacam sua atuação ética e social no Rio de Janeiro.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (16/10), a concessão da Medalha Tiradentes ao empresário luso-brasileiro Nuno de Almeida e Vasconcellos. A homenagem foi proposta pelos deputados Samuel Malafaia (PL) e Rodrigo Bacellar (União), com apoio de outros parlamentares, por meio do Projeto de Resolução 1.343/2025.

A Medalha Tiradentes representa a mais alta condecoração concedida pela Alerj a pessoas ou instituições que prestam serviços relevantes ao estado do Rio de Janeiro. A resolução será promulgada e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Trajetória de Nuno Vasconcellos

Nascido em Lisboa, Nuno Vasconcellos construiu carreira sólida no Brasil e na Europa, atuando nos setores de telecomunicações, mídia, tecnologia e negócios imobiliários. No Brasil, assumiu o controle da Editora O Dia e do Portal iG, ampliando sua influência no setor de comunicação.

Antes disso, iniciou seus negócios de mídia com a aquisição do jornal Diário Econômico, em Portugal, e posteriormente lançou o Brasil Econômico. Também representou a Portugal Telecom durante o processo de privatização da Telesp Celular, que se tornou base para a operadora Vivo no país.

Além disso, fundou a sucursal portuguesa da Heidrick & Struggles, empresa norte-americana especializada na gestão de talentos executivos. Sua atuação abrange ainda o setor de parques temáticos, como o Hopi Hari, considerado o maior da América Latina.

Reconhecimento pela atuação ética e social

Em plenário, o deputado Samuel Malafaia destacou o compromisso de Nuno Vasconcellos com a transparência, cidadania e justiça social, mencionando que o empresário sempre manteve uma atuação ética e sensível às necessidades da população do Rio.

“O Jornal O Dia abre espaço para as demandas da sociedade e valoriza o jornalismo responsável e humano”, ressaltou Malafaia, ao justificar a proposta. O reconhecimento também se baseia na abertura de canais de diálogo por parte do empresário com a sociedade civil e com temas de interesse público.

Apoio de outros parlamentares

A proposta da Medalha Tiradentes recebeu o apoio dos deputados Franciane Motta (Pode)Chico Machado (Solidariedade) e Átila Nunes (PSD), que coassinam a homenagem. O conjunto de parlamentares ressaltou a importância da atuação de Vasconcellos para o desenvolvimento de setores estratégicos da economia e da comunicação.

O presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar, também elogiou o empresário pela sua contribuição ao estado e à sociedade. A expectativa é de que a cerimônia de entrega ocorra ainda este ano.

Medalha Tiradentes: símbolo de reconhecimento público

Criada pela Resolução nº 359, de 1989, a Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que tenham se destacado em favor dos interesses do povo fluminense. A cerimônia de entrega costuma ocorrer em datas simbólicas, especialmente em 21 de abril, dia do mártir da Inconfidência Mineira.

Ao receber a condecoração, Nuno Vasconcellos se junta a uma lista de nomes que ajudaram a transformar a realidade do estado, seja por meio do setor público, da iniciativa privada ou de ações sociais relevantes.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj cria cpi para investigar serviço de distribuição de gás canalizado no Rio

comissão parlamentar vai apurar concessões da naturgy e atos administrativos, com prazo de até 150 dias para conclusão

Wagner Moura recebe medalha tiradentes na Alerj após indicação ao Oscar

ator brasileiro consagrado internacionalmente será homenageado pela assembleia do rio por sua carreira diversificada e impacto cultural

Alerj aprova projeto que fixa multa de até R$ 500 mil para agressores de mulheres

Projeto aprovado em primeira discussão prevê multa de até R$ 500 mil para agressores, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando medidas contra violência doméstica no Rio