ALERJ - Transforma sua vida

Secretário-Geral da ONU Visita o Museu do Amanhã e Recebe Convite para Fórum Climático no Rio

O prefeito Eduardo Paes recebeu António Guterres, secretário-geral da ONU, no Museu do Amanhã, e o convidou para participar do Fórum de Líderes Locais da COP30.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu, nesta terça-feira (08/07), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para uma visita ao Museu do Amanhã. A iniciativa partiu do próprio líder da ONU, que está no Rio para compromissos da Cúpula do BRICS, encerrada na segunda-feira (07/07). O encontro no museu teve a presença de autoridades locais, como o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, além de representantes da ONU.

Fórum de Líderes Locais da COP30

Durante a visita, o prefeito Eduardo Paes aproveitou a oportunidade para convidar António Guterres a participar do Fórum de Líderes Locais da COP30, que acontecerá no Rio de Janeiro de 3 a 5 de novembro de 2025, dias antes da COP30 em Belém (PA). Este evento, organizado pela Bloomberg Philanthropies, reunirá líderes subnacionais do mundo todo para debater soluções climáticas locais. A Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, parte da programação, contará com mais de 100 prefeitos de grandes cidades, com destaque para a colaboração entre governos locais e nacionais.

Objetivos do Fórum

O Fórum tem como objetivo fortalecer o multilateralismo e a colaboração entre cidades e estados para o cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Um dos pontos principais será o incentivo ao financiamento climático local, além de reforçar a importância de cidades e estados como parceiros essenciais na governança climática. Ao final dos encontros no Rio, as recomendações dos governos subnacionais serão encaminhadas à organização da COP30, destacando a necessidade de envolver as cidades nas negociações internacionais.

Earthshot Prize no Museu do Amanhã

Paes também mencionou que o Museu do Amanhã sediará, ainda este ano, o Earthshot Prize, uma das premiações ambientais mais prestigiadas do mundo. Fundada pelo príncipe William do Reino Unido, a cerimônia ocorrerá no Rio em 5 de novembro de 2025, marcando a primeira vez que o evento será realizado na América Latina.

Rio de Janeiro: Capital Mundial do Livro 2025

Outro tema importante discutido durante a visita foi o título concedido ao Rio de Janeiro pela UNESCO: Capital Mundial do Livro 2025. Este reconhecimento destaca os esforços do município para promover a leitura e fortalecer a literatura lusófona. A cidade investe em programas de incentivo à leitura, revalorização de bibliotecas e promoção de eventos literários.

Presentes de Eduardo Paes a António Guterres

Em um gesto de cortesia, o prefeito presenteou António Guterres com uma coleção de itens culturais. Entre os presentes estavam gravuras do Rio feitas pelo artista plástico Carlos Gustavo Nunes Pereira, livros de Machado de Assis, e a coleção de plaquetes “Domingo eu vou ao Maracanã”, que celebra os quatro grandes times do Rio.

O Museu do Amanhã

Localizado na Praça Mauá, o Museu do Amanhã é um dos principais centros culturais do Rio de Janeiro, voltado para ciência, tecnologia e sustentabilidade. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu utiliza energia limpa e faz parte da revitalização da Zona Portuária da cidade.

Fontes: prefeitura.rio/diariodorio.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.