ALERJ - Transforma sua vida

Rio de Janeiro será sede da Cúpula dos Líderes do BRICS em julho de 2025

A confirmação ocorreu após reunião do prefeito Eduardo Paes com representantes do governo federal.

O Rio de Janeiro será oficialmente a sede da Cúpula dos Líderes do BRICS em 2025, marcada para os dias 6 e 7 de julho. O anúncio foi feito neste sábado (15), após reunião entre o prefeito Eduardo Paes e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O evento reunirá chefes de Estado dos 20 países integrantes do grupo.

Em 1º de janeiro de 2025, o Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS, que inclui os países membros Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, e agora conta com novas adesões: Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. Para o município, a escolha do Rio como sede reforça sua posição como um importante centro para grandes eventos internacionais.

Uma Nova Era para o Rio de Janeiro

A Cúpula dos Líderes do BRICS ocorrerá apenas um ano após a cidade sediar a Cúpula do G20, consolidando ainda mais o Rio como polo de diplomacia mundial. O prefeito Eduardo Paes, em suas redes sociais, se disse “orgulhoso” de representar a cidade com suas belezas e desafios. “O Rio é uma cidade especial e, mais uma vez, será a capital do mundo”, afirmou Paes.

O ministro Mauro Vieira também comemorou a escolha do Rio, destacando que o evento será uma oportunidade para discutir o desenvolvimento de soluções para os desafios globais. “Decisões importantes serão tomadas para melhorar as condições de vida e fomentar a cooperação entre os países membros”, disse Vieira.

Calendário de Atividades e Iniciativas

Para organizar o evento, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio BRICS, que será responsável por elaborar o “Calendário BRICS Rio”. Esse calendário incluirá diversas iniciativas e atividades durante 2025, promovendo maior interação entre os países membros e parceiros do BRICS. O comitê também se envolverá em fóruns e comissões nacionais e internacionais, abordando questões de interesse do grupo.

Além disso, a revitalização do Palácio Capanema, localizado no Centro do Rio, está em fase final e será um dos locais utilizados para as reuniões do BRICS. O edifício, um ícone da arquitetura modernista brasileira, será um palco de grandes discussões internacionais.

Fontes: diariodorio.com/agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.