ALERJ - Transforma sua vida

Prefeitura do Rio suspende obras durante Cúpula do BRICS para evitar impacto no trânsito

Medida vale entre 4 e 7 de julho e afeta vias da Zona Sul, Centro, Grande Tijuca e Zona Norte durante evento internacional com chefes de Estado.

A Prefeitura do Rio de Janeiro suspenderá todas as obras públicas em determinadas áreas da cidade entre os dias 4 e 7 de julho de 2025, durante a realização da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS.

A medida foi oficializada nesta quinta-feira (26), por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município, e tem como objetivo minimizar impactos no trânsito e evitar transtornos à mobilidade urbana durante o evento.

Suspensão abrange áreas estratégicas da cidade

De acordo com o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, a suspensão temporária das intervenções vale para as Áreas de Planejamento 1 e 2, além da Estrada do Galeão e da Avenida Rio de Janeiro. Assim, bairros da Zona Sul, Centro, Grande Tijuca e Zona Norte terão suas obras públicas paralisadas por quatro dias.

decisão pretende garantir fluidez no tráfego, principalmente nas rotas estratégicas por onde circularão delegações estrangeiras e autoridades nacionais e internacionais.

Evento internacional exige atenção à segurança e logística

A Cúpula do BRICS, organizada sob a presidência do Governo Federal brasileiro, reunirá chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de novos países membros. Portanto, o encontro exige grande operação de segurança, escoltas e bloqueios temporários, o que poderia ser prejudicado por frentes de obras ativas.

“Precisamos evitar interferências nas vias prioritárias durante um evento dessa magnitude. A cidade precisa estar preparada para receber líderes mundiais com agilidade e segurança”, explicou o secretário Diego Vaz.

População deve se atentar a mudanças na rotina urbana

Embora a paralisação seja breve, a prefeitura orienta que moradores e comerciantes fiquem atentos à movimentação nas vias afetadas. A fluidez do transporte e a segurança pública serão as prioridades entre os dias da Cúpula.

Fontes:diariodorio.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.