A Prefeitura do Rio de Janeiro suspenderá todas as obras públicas em determinadas áreas da cidade entre os dias 4 e 7 de julho de 2025, durante a realização da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS.
A medida foi oficializada nesta quinta-feira (26), por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município, e tem como objetivo minimizar impactos no trânsito e evitar transtornos à mobilidade urbana durante o evento.
Suspensão abrange áreas estratégicas da cidade
De acordo com o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, a suspensão temporária das intervenções vale para as Áreas de Planejamento 1 e 2, além da Estrada do Galeão e da Avenida Rio de Janeiro. Assim, bairros da Zona Sul, Centro, Grande Tijuca e Zona Norte terão suas obras públicas paralisadas por quatro dias.
decisão pretende garantir fluidez no tráfego, principalmente nas rotas estratégicas por onde circularão delegações estrangeiras e autoridades nacionais e internacionais.
Evento internacional exige atenção à segurança e logística
A Cúpula do BRICS, organizada sob a presidência do Governo Federal brasileiro, reunirá chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de novos países membros. Portanto, o encontro exige grande operação de segurança, escoltas e bloqueios temporários, o que poderia ser prejudicado por frentes de obras ativas.
“Precisamos evitar interferências nas vias prioritárias durante um evento dessa magnitude. A cidade precisa estar preparada para receber líderes mundiais com agilidade e segurança”, explicou o secretário Diego Vaz.
População deve se atentar a mudanças na rotina urbana
Embora a paralisação seja breve, a prefeitura orienta que moradores e comerciantes fiquem atentos à movimentação nas vias afetadas. A fluidez do transporte e a segurança pública serão as prioridades entre os dias da Cúpula.
Fontes:diariodorio.com