ALERJ - Transforma sua vida

Prefeitura do Rio e Caixa Econômica Federal firmam parceria para impulsionar GovTechs

Acordo busca desenvolver soluções inovadoras para o setor público e criar um espaço dedicado a startups de GovTech no Rio de Janeiro.

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Caixa Econômica Federal firmaram um acordo de colaboração, nesta terça-feira (11), durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A parceria visa apoiar o desenvolvimento de GovTechs, startups focadas em soluções tecnológicas para o setor público.

Com o acordo, a Caixa irá disponibilizar o Espaço Teia, um hub de inovação que já abriga 11 startups voltadas à criação de soluções para o setor público. O local, situado em Brasília, tem como objetivo conectar empresas de diferentes regiões do país. Além disso, o banco se comprometeu a oferecer um espaço semelhante no Rio de Janeiro para fortalecer o ecossistema de GovTechs na cidade.

Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, ressaltou que a parceria vai promover inovações para a gestão pública e beneficiar diretamente a população carioca. “Esta colaboração é fundamental para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhorem a administração pública e os serviços oferecidos aos cidadãos”, afirmou o executivo.

As 11 startups atualmente no Espaço Teia foram selecionadas com base no relatório do BrazilLab, uma iniciativa que mapeia as soluções GovTech no Brasil. O ambiente do hub inclui salas de reuniões, estúdio audiovisual, espaço para palestras e uma plataforma digital focada na comunicação e conexão entre empreendedores e o setor público.

O acordo entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura do Rio demonstra o comprometimento das instituições em investir em inovação para transformar a administração pública e fortalecer o ecossistema de startups voltadas ao setor público no país. A expectativa é que, com a criação do novo espaço no Rio, novos projetos surjam, impactando positivamente a gestão pública e os serviços prestados à população.

Fontes: platobr.com.br/diariodorio.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.

Agora é Lei: Obras públicas estaduais devem exibir placas informativas

Lei 11.008/25 determina que obras em andamento ou paralisadas no Rio de Janeiro informem detalhes sobre responsáveis, prazos, valores e motivos de interrupção.

Agora é lei: Reestruturado quadro da Polícia Civil no Rio de Janeiro

Lei 11.003/25 reorganiza cargos, gratificações e promoções da Polícia Civil, enquanto governo veta premiações em operações e atribuições de peritos.