O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (24), os prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, para fortalecer a candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, marcou um importante passo na disputa, com Lula endossando o projeto e destacando a infraestrutura já pronta nas cidades fluminenses.
A candidatura foi formalizada na semana passada, quando Rio e Niterói entregaram ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) um dossiê detalhado sobre a proposta. Após a reunião, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, revelou que uma carta assinada por Lula será enviada ao presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) para reforçar a candidatura. “O presidente enfatizou que temos quase 80% da infraestrutura pronta, o que torna o evento mais sustentável”, disse Neves.
A disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 está acirrada, com o Rio de Janeiro e Niterói se destacando por já possuírem uma infraestrutura de eventos esportivos, após sediar os Jogos Pan de 2007. Além disso, o projeto prevê grandes investimentos, como a ampliação da Linha 3 do metrô, que conectaria a capital fluminense a Niterói e a outras cidades vizinhas, como São Gonçalo e Itaboraí. Paes afirmou que, com o apoio de Lula, a candidatura tem grande chance de sucesso, destacando o papel estratégico do presidente como “o melhor cabo eleitoral” para a disputa.
A divisão das competições entre as duas cidades seria equilibrada, com muitas atividades acontecendo em Niterói, além da proposta de instalar a Vila dos Atletas na região portuária do Rio de Janeiro, como parte do projeto de revitalização dessa área.
Até o momento, Assunção, no Paraguai, é a única cidade que já formalizou sua candidatura para os Jogos de 2031. A decisão sobre a sede será tomada em agosto, no Paraguai, e a candidatura conjunta de Rio e Niterói se apresenta como uma forte competidora, especialmente após a desistência de São Paulo, que também havia mostrado interesse na disputa.
Com o apoio da presidência e um projeto robusto, as cidades fluminenses estão confiantes de que têm uma grande chance de conquistar a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, um evento que, além de sua importância esportiva, promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional.
Fontes: https://g1.globo.com/itatiaia.com.br/