ALERJ - Transforma sua vida

Lei garante assistência psicossocial a famílias de pacientes com tuberculose no Rio

Lei 10.957/25 institui assistência psicossocial para famílias de pacientes com tuberculose no RJ, visando reduzir estigma e impactos emocionais.

A Lei 10.957/25 cria a Política de Assistência Psicossocial para Familiares de Pessoas Diagnosticadas com Tuberculose. Deputada Marina do MST (PT) propôs a norma. Assembleia Legislativa do Rio aprovou, governador Cláudio Castro sancionou.

Ações previstas

Lei determina apoio psicológico individual e em grupo, terapia familiar, grupos de apoio, palestras educativas. Também inclui oferta de materiais informativos sobre tuberculose.

Quem será beneficiado

Família direta do paciente, como cônjuges, companheiros, pais, filhos, dependentes e outros que convivam com portadores da doença receberão apoio psicossocial.

Vetos e contingências

Executivo vetou artigos que atribuíam obrigação exclusiva à SES e SEASDH para implementar a política e que permitiam parcerias com instituições públicas, privadas ou ONGs. Governo alegou risco à RRF e violação ao princípio da separação dos poderes.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj promulga novas leis após derrubada de vetos do executivo no Rio de Janeiro

assembleia derruba vetos do governo e promulga 10 leis que impactam segurança pública, saúde, transporte e direitos do consumidor

Agora é Lei: Refugiados e resgatados da escravidão terão vagas de emprego no Rio de Janeiro

lei sancionada por cláudio castro garante reserva de vagas em empresas prestadoras de serviço ao estado do Rio

Agora é Lei: Incentivos fiscais no Rio de Janeiro serão reduzidos gradualmente até 2032

nova lei sancionada por cláudio castro altera regras do fundo orçamentário temporário e amplia compensações fiscais para empresas beneficiadas