ALERJ - Transforma sua vida

Lei garante assistência psicossocial a famílias de pacientes com tuberculose no Rio

Lei 10.957/25 institui assistência psicossocial para famílias de pacientes com tuberculose no RJ, visando reduzir estigma e impactos emocionais.

A Lei 10.957/25 cria a Política de Assistência Psicossocial para Familiares de Pessoas Diagnosticadas com Tuberculose. Deputada Marina do MST (PT) propôs a norma. Assembleia Legislativa do Rio aprovou, governador Cláudio Castro sancionou.

Ações previstas

Lei determina apoio psicológico individual e em grupo, terapia familiar, grupos de apoio, palestras educativas. Também inclui oferta de materiais informativos sobre tuberculose.

Quem será beneficiado

Família direta do paciente, como cônjuges, companheiros, pais, filhos, dependentes e outros que convivam com portadores da doença receberão apoio psicossocial.

Vetos e contingências

Executivo vetou artigos que atribuíam obrigação exclusiva à SES e SEASDH para implementar a política e que permitiam parcerias com instituições públicas, privadas ou ONGs. Governo alegou risco à RRF e violação ao princípio da separação dos poderes.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.