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Câmara Municipal do Rio discute o novo sistema de transporte público e licitação de ônibus

Vereadores e Secretaria de Transportes abordam novos rumos do transporte público na cidade, incluindo licitações, ampliação das frotas e transporte alternativo.

Na terça-feira, 12 de agosto, a Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou uma audiência pública para debater o futuro do transporte público na cidade. O encontro, presidido pelo vereador Marcelo Diniz (PSD), contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Transportes, incluindo a secretária Maína Celidônio, e outros vereadores, como Flávio Pato (PSD) e Poubel (PL). O debate abordou temas fundamentais, como o Sistema Rio, as novas licitações de ônibus, a ampliação das frotas e o destino dos transportes alternativos.

Desafios no transporte público e propostas para melhoria

O vereador Marcelo Diniz enfatizou que o transporte e a segurança são dois dos maiores desafios enfrentados pela cidade. Durante a audiência, ele destacou a importância de ouvir a população e criar propostas eficazes. “Estamos aqui para debater, conversar e apresentar soluções para o transporte e o trânsito”, afirmou. Já o vice-presidente da comissão, Flávio Pato, reforçou que a inclusão do STPL (Sistema de Transporte Público Local) deve ser mais debatida, considerando as prioridades do setor.

Novo modelo de licitação e reestruturação da frota de ônibus

A secretária Maína Celidônio apresentou o novo modelo de licitação que reformulará o sistema de transporte da cidade. Segundo ela, a Prefeitura ainda está coletando sugestões da população até o dia 21 de agosto para aperfeiçoar o sistema. O novo processo licitatório será baseado em três pilares principais: bilhetagem digital, reconstrução do Sistema BRT e a expansão da malha rodoviária.

Na primeira etapa da licitação, prevista para ser concluída até abril de 2026, a Prefeitura de Rio de Janeiro destinará cerca de R$ 570 milhões para as áreas de Santa Cruz e Campo Grande. A tarifa de referência por quilômetro variará entre R$ 11,13 e R$ 12,29. A modalidade de concessão será comum, com prazo de 10 anos e frotas menores, permitindo maior flexibilidade e eficiência no processo.

Transporte alternativo e os desafios enfrentados pelos trabalhadores

A audiência também discutiu o futuro do transporte alternativo na cidade, com a participação de representantes de vans, kombis e cabritinhos. José Eduardo Alves e Thiago Sales Delfino, representantes das classes do STPL, expressaram suas preocupações sobre o futuro dessas modalidades. Eles ressaltaram problemas como a baixa frequência no repasse financeiro, falta de validadores nos veículos e a ausência de respostas por parte da Secretaria Municipal de Transportes.

A secretária Maína Celidônio assegurou que o transporte alternativo não será extinto, destacando que a categoria será mantida dentro do novo sistema. Ela também anunciou a reabertura de um novo recadastramento para os veículos que ainda não instalaram os validadores do Jaé e garantiu que os pagamentos aos operadores ocorrerão nas terças e sextas-feiras.

Avanços no Sistema de Transporte e Relevância do Transporte Complementar

Celidônio ainda comparou a atual gestão com a anterior de Marcelo Crivella, apontando que o sistema de transporte enfrentou uma verdadeira crise, com mais de 150 linhas inoperantes e a falência de diversas empresas. O atual modelo, que inclui a introdução de tecnologia como o Índice de Qualidade de Transporte (IQT), busca trazer mais eficiência e transparência ao sistema. A Prefeitura também prevê melhorias na segurança e conforto, como carregadores de celular nos ônibus e botões de pânico.

Fontes: camara.rio

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