ALERJ - Transforma sua vida

Câmara do Rio sedia evento pré-COP30 para discutir combate às mudanças climáticas

Fórum Parlamentar pré-COP30 reunirá parlamentares e especialistas internacionais para debater ações e políticas climáticas; evento será transmitido ao vivo.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro será palco, nesta quarta-feira (27/08), do “Fórum Parlamentar Pré-COP30”, um evento que visa discutir o papel do Poder Legislativo no combate às mudanças climáticas. O fórum é parte da programação da Semana de Ação Climática do Rio (RCAW) e reúne parlamentares e especialistas de todo o mundo para analisar como os planos climáticos podem ser aprimorados.

Fórum para enfrentar a crise climática

O evento será realizado no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto e contará com palestras e painéis sobre ações sustentáveis e a importância da legislação para mitigar os impactos das mudanças climáticas. A programação terá início às 9h e será transmitida ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara. O evento é uma das atividades que antecedem a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que acontecerá em Belém do Pará.

O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), dará início ao evento e destacou o papel fundamental do Legislativo para a criação de normas que enfrentem os desafios climáticos. “Na Câmara do Rio, temos trabalhado para proteger o cidadão, com projetos que visam reduzir os efeitos da crise climática, além de adotarmos ações sustentáveis internas, como a criação da Coordenadoria de Sustentabilidade e a certificação Lixo Zero”, afirmou Caiado.

Papel do Legislativo nas soluções climáticas

A Semana de Ação Climática do Rio, que será realizada em diversas partes da cidade, também contará com a participação de representantes do setor público, privado, universidades e ONGs. Para o vereador Diego Faro (PL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, a iniciativa é essencial para envolver a sociedade nas soluções para as mudanças climáticas. “O Legislativo tem um papel essencial na construção de políticas públicas que respondam à crise climática de forma proativa e transformadora”, destacou Faro.

O vereador William Siri (PSOL) ressaltou que, além de legislar, é necessário garantir que as medidas adotadas se tornem ações concretas, principalmente para as populações mais vulneráveis. “A COP30 deve ser uma oportunidade de transformação para ações eficazes contra o colapso climático”, enfatizou Siri.

Ações sustentáveis da Câmara do Rio

A Câmara do Rio é pioneira em ações sustentáveis, como a adesão ao modelo de energia 100% renovável, tornando-se a primeira casa legislativa da América Latina a adotar essa medida. A ação traz uma economia de até R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos. Além disso, o Palácio Pedro Ernesto recebeu a certificação “Lixo Zero” por três anos consecutivos e, em 2024, alcançou o índice recorde de 92,6% de destinação correta dos resíduos.

Programação do Fórum Parlamentar Pré-COP30

9h – Abertura

Carlo Caiado, Presidente da Câmara do Rio
Tainá de Paula, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima

9h45 – Palestra de Abertura: O Papel dos Parlamentares nas Agendas de Ação da COP29 e COP30

Nigar Arpadarai, Alta Representante, COP29
Moderação: Malini Mehra, CEO, Globe Legislators

10h – Sessão 1: Atualização sobre a NDCs 3.0

Diego Faro, Vereador do Rio e presidente da Comissão de Meio Ambiente
Apresentação de relatório de Nnaemeka Oruh, Administrador Ponto Focal, GLOBE Legislators

10h30 – Sessão 2: Formalização da Constituinte Parlamentar na UNFCC

Painel Parlamentar: Talíria Petrone (PSOL), Rosa Galvez (Senadora do Canadá), Barry Gardiner (Reino Unido), entre outros.

11h – Coffee Break

11h10 – Sessão 3: Parlamentos e a Interface Ciência/Política


Stuart Brocklehurst, Vice-Reitor da Universidade de Exeter
Alex Godoy, Comitê Científico de Mudança Climática do Chile

12h – Sessão 4: Diplomacia Parlamentar na Agenda Climática

Painel com Eduardo Zanatta (Vereador de Balneário Camboriú), Alessandro Molon, Ricardo Lagos (Senador do Chile)

14h – Sessão 5: Lançamento do Guia Parlamentar sobre o Artigo 6 e Mercados de Carbono
Kalyani Inampudi, autora do relatório

14h30 – Sessão 6: Boas Práticas em Legislação Climática
Marina Helou (Deputada estadual-SP), Matheus Gomes (PSOL-RS), Silvia Morales (Vereadora-SP), entre outros

15h45 – Sessão 7: Chamado Parlamentar à Ação para a COP30

16h – Encerramento

Fontes: camara.rio/

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.