ALERJ - Transforma sua vida

Câmara do Rio inicia discussões sobre reforma tributária e regulamentação do Airbnb

Comissões se reúnem para analisar impactos da reforma e propor soluções para aluguel de imóveis por temporada.

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro deu início, nesta semana, às discussões sobre a reforma tributária e a regulamentação das plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb e Booking.com. Na segunda-feira (10), ocorreu a instalação da comissão especial destinada a analisar os impactos da reforma tributária na saúde financeira da cidade.

Regulamentação do aluguel por temporada

Na terça-feira (11), a Câmara instalou outra comissão especial, que vai estudar as políticas públicas para regulamentar os aluguéis de imóveis por temporada. O objetivo é estabelecer regras claras para o uso dessas plataformas digitais, que têm crescido consideravelmente nos últimos anos.

Conflito de opiniões: Tributo x Liberdade de Mercado

A discussão sobre a regulamentação do aluguel por temporada gerou polêmica entre os vereadores. O vereador Salvino Oliveira (PSD) defende um projeto que institui a cobrança de tributos sobre o serviço, argumentando que a falta de regras claras tem gerado impactos sociais negativos. “Essas mudanças estão afetando a dinâmica dos bairros, com aumento no preço dos aluguéis e até riscos à segurança”, afirmou Oliveira.

Por outro lado, o vereador Pedro Duarte (Novo) se posiciona contra a medida. Duarte acredita que o modelo de negócios trazido pelas plataformas de aluguel tem sido fundamental para acomodar o aumento do turismo na cidade sem elevar excessivamente os preços. “Impor tributos e burocracias nesse momento só prejudicará quem aluga seus imóveis por curtos períodos”, afirmou o vereador.

Composição das comissões

A comissão sobre a reforma tributária conta com os seguintes integrantes: Rafael Aloisio Freitas (PSD), Rosa Fernandes (PSD), Tânia Bastos (Republicanos), Pedro Duarte (Novo) e Flavio Valle (PSD).

Já a comissão sobre o aluguel por temporada é composta por: Salvino Oliveira (PSD), Junior da Lucinha (PSD), Partor Deangeles Percy (PSD), Pedro Duarte (Novo) e Talita Galhardo (PSDB).

Fontes: temporealrj.com/diariodorio.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

EUA, Ucrânia e Rússia iniciam primeira reunião trilateral em Abu Dhabi sobre fim da guerra

Trilateral em Abu Dhabi busca avançar negociações de paz e discutir controle territorial do Donbas após encontros de Trump e Zelensky

Agora é lei: Rio terá disque-barricada para recebimento de denúncias da população

Novo canal amplia participação da população e reforça ações de segurança e mobilidade urbana no estado

Agora é lei: Produtos vitivinícolas da serra fluminense ganham denominação de origem “serra do Rio”

Nova legislação fortalece vinhos fluminenses, impulsiona o enoturismo e protege a identidade produtiva da região serrana