ALERJ - Transforma sua vida

Alerj realiza eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 nesta segunda-feira

A votação ocorrerá nesta segunda-feira (03/02) às 15h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.

Nesta segunda-feira (03/02), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A votação, marcada para as 15h no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, será conduzida pelo atual presidente e candidato à reeleição, deputado Rodrigo Bacellar (União). O evento também marca o início da 3ª Sessão Legislativa da 13ª Legislatura e será transmitido ao vivo pela TV Alerj.

A eleição exigirá a presença de pelo menos 36 deputados, o que configura a maioria absoluta do total de 70 parlamentares. A votação será nominal e aberta, com cada deputado declarando seu voto. Até o início da sessão, os deputados poderão apresentar suas chapas, compostas por 13 membros, que serão eleitas com a maioria absoluta (36 votos). Caso nenhum candidato alcance essa quantidade na primeira votação, uma segunda chamada será realizada, com a exigência de maioria simples (metade mais um).

De acordo com o regimento da casa, os deputados podem votar a favor, contra, se abster ou votar apenas em determinados integrantes da chapa.

Atribuições da Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Alerj é composta por 13 integrantes: um presidente, quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vogais. Eles são responsáveis por coordenar os trabalhos legislativos e administrar os serviços da Assembleia. A Mesa tem atribuições importantes, como apresentar pareceres sobre alterações no regimento interno, cumprir decisões judiciais, abrir sindicâncias, aprovar o orçamento da Alerj e autorizar a assinatura de convênios e contratos de serviços.

Fontes: folhadeitalva.com.br/ diariodorio.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.

Agora é Lei: Obras públicas estaduais devem exibir placas informativas

Lei 11.008/25 determina que obras em andamento ou paralisadas no Rio de Janeiro informem detalhes sobre responsáveis, prazos, valores e motivos de interrupção.

Agora é lei: Reestruturado quadro da Polícia Civil no Rio de Janeiro

Lei 11.003/25 reorganiza cargos, gratificações e promoções da Polícia Civil, enquanto governo veta premiações em operações e atribuições de peritos.