ALERJ - Transforma sua vida

Alerj aprova campanha de castração e combate ao câncer em animais no RJ

Projeto de Danniel Librelon garante ações educativas, incentivo à castração e parcerias para ampliar atendimento veterinário no estado.

Foto: Por Thiago Lontra
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (04/09), em segunda discussão, o Projeto de Lei 3.433/2020, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que institui a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Castração e Combate ao Câncer em Animais. O objetivo é promover ações educativas, ampliar o acesso à castração e reduzir casos de abandono e maus-tratos. O texto será encaminhado ao governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Detalhamento da proposta

De acordo com o projeto, o Governo do Estado deverá realizar campanhas permanentes de informação sobre os benefícios da castração para a saúde dos animais, destacando sua importância na prevenção de diferentes tipos de câncer.

A medida também determina que o Executivo facilite o acesso à castração por meio de parcerias com municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, garantindo atendimento a animais domésticos e de rua, especialmente os pertencentes a famílias de baixa renda.

O projeto complementa a Lei 9.136/2020, que já autoriza o Estado a celebrar convênios para ampliar o atendimento veterinário gratuito.

Impacto esperado

Segundo o deputado Danniel Librelon, a esterilização tem impacto direto na redução do abandono e dos maus-tratos, pois evita a reprodução descontrolada. Além disso, a castração é fundamental para a qualidade de vida dos animais, prevenindo doenças graves como câncer de mama, de próstata e de útero.

“O excesso de procriação está intimamente ligado ao número crescente de animais abandonados. Com a campanha, queremos reduzir o abandono, proteger a saúde dos animais e conscientizar a população sobre o cuidado responsável”, destacou Librelon.

Próximos passos

Caso seja sancionada, a campanha deverá ser regulamentada por decreto do Executivo, detalhando a forma de execução das ações educativas e dos mutirões de castração.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.