ALERJ - Transforma sua vida

Alerj aprova Medalha Tiradentes para empresário Nuno Vasconcellos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (16/10), a concessão da Medalha Tiradentes ao empresário luso-brasileiro Nuno de Almeida e Vasconcellos. A homenagem foi proposta pelos deputados Samuel Malafaia (PL) e Rodrigo Bacellar (União), com apoio de outros parlamentares, por meio do Projeto de Resolução 1.343/2025.

A Medalha Tiradentes representa a mais alta condecoração concedida pela Alerj a pessoas ou instituições que prestam serviços relevantes ao estado do Rio de Janeiro. A resolução será promulgada e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Trajetória de Nuno Vasconcellos

Nascido em Lisboa, Nuno Vasconcellos construiu carreira sólida no Brasil e na Europa, atuando nos setores de telecomunicações, mídia, tecnologia e negócios imobiliários. No Brasil, assumiu o controle da Editora O Dia e do Portal iG, ampliando sua influência no setor de comunicação.

Antes disso, iniciou seus negócios de mídia com a aquisição do jornal Diário Econômico, em Portugal, e posteriormente lançou o Brasil Econômico. Também representou a Portugal Telecom durante o processo de privatização da Telesp Celular, que se tornou base para a operadora Vivo no país.

Além disso, fundou a sucursal portuguesa da Heidrick & Struggles, empresa norte-americana especializada na gestão de talentos executivos. Sua atuação abrange ainda o setor de parques temáticos, como o Hopi Hari, considerado o maior da América Latina.

Reconhecimento pela atuação ética e social

Em plenário, o deputado Samuel Malafaia destacou o compromisso de Nuno Vasconcellos com a transparência, cidadania e justiça social, mencionando que o empresário sempre manteve uma atuação ética e sensível às necessidades da população do Rio.

“O Jornal O Dia abre espaço para as demandas da sociedade e valoriza o jornalismo responsável e humano”, ressaltou Malafaia, ao justificar a proposta. O reconhecimento também se baseia na abertura de canais de diálogo por parte do empresário com a sociedade civil e com temas de interesse público.

Apoio de outros parlamentares

A proposta da Medalha Tiradentes recebeu o apoio dos deputados Franciane Motta (Pode)Chico Machado (Solidariedade) e Átila Nunes (PSD), que coassinam a homenagem. O conjunto de parlamentares ressaltou a importância da atuação de Vasconcellos para o desenvolvimento de setores estratégicos da economia e da comunicação.

O presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar, também elogiou o empresário pela sua contribuição ao estado e à sociedade. A expectativa é de que a cerimônia de entrega ocorra ainda este ano.

Medalha Tiradentes: símbolo de reconhecimento público

Criada pela Resolução nº 359, de 1989, a Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que tenham se destacado em favor dos interesses do povo fluminense. A cerimônia de entrega costuma ocorrer em datas simbólicas, especialmente em 21 de abril, dia do mártir da Inconfidência Mineira.

Ao receber a condecoração, Nuno Vasconcellos se junta a uma lista de nomes que ajudaram a transformar a realidade do estado, seja por meio do setor público, da iniciativa privada ou de ações sociais relevantes.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Agora é Lei: Obras públicas estaduais devem exibir placas informativas

Agora é lei: Reestruturado quadro da Polícia Civil no Rio de Janeiro