ALERJ - Transforma sua vida

Agora é lei: Estado terá campanha sobre vacinação contra gripe canina

Lei institui ações de conscientização e facilitação do acesso à vacina

O Estado do Rio de Janeiro instituiu, por meio da Lei 10.923/25, uma campanha de conscientização sobre a vacinação contra a Gripe Canina. A norma, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), foi sancionada pelo governador Claudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta sexta-feira (29/08). A iniciativa tem como objetivo divulgar os benefícios da vacinação, esclarecer sobre sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção da doença, além de facilitar o acesso à vacina. A lei prevê parcerias com municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

Gripe Canina: sintomas e cuidados

A Gripe Canina, também conhecida como tosse dos canis ou traqueobronquite canina, é causada pela bactéria Bordetella Bronchiseptica e provoca sintomas semelhantes à gripe humana, como febre, letargia, coriza e falta de apetite. Apesar de a vacinação não ser obrigatória, é altamente recomendada para cães que convivem com outros animais, principalmente em locais com grande concentração de cães.

Importância da vacinação

Segundo o deputado Danniel Librelon, a vacinação atenua a intensidade dos sintomas e garante que, caso o animal seja infectado, ele se recupere de forma mais rápida e com tratamento simplificado. “Esta forma de prevenção é altamente recomendada especialmente para animais que convivem regularmente com uma grande quantidade de cachorros, haja vista a alta transmissibilidade da doença”, explicou o parlamentar.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.