O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), anunciou nesta quarta-feira (27/08) que finalmente os aprovados no concurso da Polícia Militar de 2014 serão convocados. A assinatura do acordo ocorrerá no dia 10 de setembro, após um consenso entre a Alerj, o Governo do Estado e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Bacellar, em discurso durante sessão plenária, comemorou o avanço do processo: “O trabalho que vence é o trabalho de todos, em equipe, não de um só. Dia 10, a gente vai estar, mais uma vez, comemorando porque quem precisa comemorar são os aprovados, que estão há anos nessa luta”. O anúncio foi um alívio para os concursados que esperam há mais de uma década para ingressar na Polícia Militar do Rio.
A Vitória dos Concursados
A notícia foi recebida com entusiasmo por parlamentares da Alerj. O deputado Rodrigo Amorim (União) destacou a importância do momento, definindo-o como uma vitória para os concursados. “É uma luta que valeu a pena”, afirmou o parlamentar. Luiz Paulo (PSD) também ressaltou o esforço coletivo, especialmente a atuação do procurador Robson Maciel, da Procuradoria da Alerj. “Os concursados só desejam servir dentro da nossa Polícia Militar e corrigir as graves distorções. Quero agradecer ao nosso procurador, Robson Maciel, que foi decisivo neste processo”, afirmou Luiz Paulo.
Resolução de Impasse Longo
Essa convocação põe fim a um impasse que se arrastava por mais de dez anos. Os aprovados no concurso aguardavam ansiosamente uma decisão judicial e política para finalmente integrar os quadros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Com o acordo marcado para o dia 10 de setembro, o processo burocrático e judicial que impedia a chamada dos aprovados será finalmente superado, dando início a um novo ciclo para esses profissionais, que agora poderão iniciar suas carreiras na corporação.