ALERJ - Transforma sua vida

Alerj aprova projeto para criar campanha Dezembro Verde sobre saúde dos pés no Rio

Projeto de lei prevê ações educativas e iluminação verde turmalina em prédios públicos durante dezembro.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 2.632/23, que institui a campanha “Dezembro Verde Turmalina”. A proposta, de autoria do deputado Valdecy da Saúde (PL), visa conscientizar a população sobre a importância da saúde dos pés.

Durante o mês de dezembro, a campanha promoverá ações preventivas para evitar doenças que comprometam a saúde podal, por meio de campanhas educativas em todo o estado. A iniciativa ainda precisa ser aprovada em segunda votação.

Iluminação verde turmalina destaca a campanha

O projeto determina que, sempre que possível, prédios públicos municipais e estaduais adotem iluminação verde turmalina no mês de dezembro. Além disso, deverão exibir o símbolo oficial da campanha ou outras sinalizações relacionadas ao tema, reforçando a visibilidade da conscientização.

Prevenção e educação como foco principal

O deputado Valdecy da Saúde explicou que o objetivo é fortalecer a prevenção primária e secundária contra doenças dos pés, tornando o tema acessível a toda a população. “Queremos chamar atenção para a importância de ações educativas que beneficiem homens e mulheres de todas as idades”, ressaltou.

A campanha busca sensibilizar a sociedade sobre cuidados essenciais para evitar problemas como infecções, deformidades e complicações decorrentes de doenças crônicas que afetam os pés.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.