ALERJ - Transforma sua vida

Agora é Lei: Idosos a partir dos 60 anos tem direito à vacina contra pneumonia no RJ

Lei 10.956/25 garante imunização gratuita para idosos na rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou a Lei 10.956/25, que assegura o direito dos idosos a partir de 60 anos a receber a vacina contra pneumonia na rede pública estadual. A medida, de autoria do deputado Fred Pacheco (PMN), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial no dia 19 de setembro.

Objetivo da Lei e Responsabilidades

O Poder Executivo, por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, terá o dever de desenvolver políticas públicas voltadas à prevenção e controle da pneumonia entre idosos. Além disso, o programa promoverá campanhas anuais de vacinação em postos de saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ações nas Instituições e Educação

A norma determina que hospitais, casas de repouso, asilos e centros de acolhimento devem imunizar seus assistidos durante as campanhas. O governo poderá credenciar instituições públicas ou privadas para organizar programas educativos e produzir materiais informativos, reforçando a importância da vacina e as formas de prevenção da doença.

Financiamento e Justificativa

As despesas relacionadas à campanha poderão ser custeadas pelo Fundo Estadual de Saúde (FES). Segundo o deputado Fred Pacheco, atualmente, a vacina Pneumo13 é oferecida apenas para grupos de risco específicos, como pacientes com HIV, transplantados e oncológicos. Porém, a pneumonia atinge com maior frequência a população idosa, que necessita de proteção eficaz.

Impactos Esperados

A vacinação obrigatória para idosos deve reduzir significativamente casos graves de pneumonia, diminuir internações e melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. A iniciativa também pretende diminuir os custos do sistema público de saúde com o tratamento da doença.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.