ALERJ - Transforma sua vida

Alerj aprova lei que obriga agressores de animais no Rio a pagar resgate e tratamento

Projeto de lei (PL 4.350/2021), do deputado Chico Machado (Solidariedade), segue para sanção do governador Cláudio Castro em até 15 dias úteis.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, um projeto de lei que responsabiliza financeiramente agressores de animais por todos os custos de resgate e tratamento. A medida, de autoria do deputado estadual Chico Machado, abrange casos de violência contra animais domésticos ou silvestres em todo o território fluminense.

Segundo o texto aprovado, o agressor deverá arcar com despesas veterinárias, incluindo exames, internações, tratamentos e medicamentos. Além disso, ele também será obrigado a ressarcir os cofres públicos pelas diárias, salários e demais custos gerados pela atuação de servidores públicos envolvidos no resgate ou atendimento ao animal.

Medida tem caráter educativo e inibidor, afirma autor

O deputado Chico Machado destacou o caráter pedagógico da proposta, que vai além da punição financeira. Para ele, a nova legislação funcionará como um mecanismo de conscientização, com potencial de inibir futuras agressões por meio do exemplo. O parlamentar considera que a responsabilização direta do infrator pode desencorajar práticas de maus-tratos e reforçar a importância da proteção animal.

Governador tem 15 dias úteis para decidir

Após a aprovação em plenário no dia 21 de agosto, o Projeto de Lei 4.350/2021 segue agora para o gabinete do governador Cláudio Castro. Ele terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta. Caso aprovada, a nova regra será incorporada à legislação estadual de proteção animal.

A expectativa é que a lei reforce políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, responsabilize diretamente os autores das agressões e alivie a sobrecarga financeira dos órgãos públicos de proteção e saúde animal.

Fontes: alerj.rj.gov.br/

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.