ALERJ - Transforma sua vida

Castro cria Sisp para unificar dados da segurança no Rio de Janeiro

Governador institui plataforma única para integrar informações da Polícia Civil, Militar e segurança pública no estado.

O governador Cláudio Castro instituiu o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) por decreto publicado em 29 de julho. Ele passou a ser a base única para registro e integração de dados operacionais das forças policiais e órgãos de justiça. A medida obrigou a Polícia Civil, a Polícia Militar e demais instituições a migrar sistemas existentes para o Sisp e proibiu qualquer plataforma paralela.

Objetivos e abrangência

O objetivo consiste em acelerar o atendimento ao cidadão, promover atuação mais integrada e subsidiar políticas públicas de segurança. O sistema será gerido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio técnico do Proderj. Além disso, poderá integrar órgãos do sistema de justiça criminal.

Coordenação e prazos

Foi criada a Coordenadoria‑Geral do Sisp dentro da Sesp. O órgão supervisionará o planejamento estratégico, auditoria de acessos e treinamentos sem gerar aumento de despesas. Secretarias terão 180 dias para migrar sistemas para a nova plataforma a partir da implantação do Sisp.

Convênios e regulamentação

A Secretaria pode firmar convênios com entidades externas cujo banco de dados atenda ao interesse da segurança pública estadual. A regulamentação completa e diretrizes complementares serão definidas por ato normativo específico da Sesp.

Fontes: g1.globo.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.