ALERJ - Transforma sua vida

Prefeitura do Rio conclui obras de infraestrutura e lazer em diversas regiões da cidade

Investimentos em urbanização, segurança e lazer beneficiam comunidades da Zona Norte e Zona Sul, com obras que impactam diretamente a vida de mais de 16 mil moradores.

A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu, neste sábado (12/04), importantes obras de infraestrutura, urbanização e lazer em três comunidades das zonas Norte e Sul da cidade. As iniciativas fazem parte do programa Morar Carioca e têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de promover o bem-estar social.

Melhorias no Complexo da Penha

No Complexo da Penha, especificamente no Morro do Cariri e na Vila Cruzeiro, as intervenções incluíram a inauguração da Praça Merendiba. O novo espaço conta com uma quadra poliesportiva, parquinho infantil e uma área de convivência, o que representa um marco na melhoria da infraestrutura local.

“O que ninguém vê é o mais importante: água, esgoto, pavimentação e dignidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, ao destacar a obra. Segundo ele, a quadra será coberta em breve, oferecendo mais opções para a comunidade.

A reforma atende a uma reivindicação histórica dos moradores da região e engloba ações como urbanização de áreas, pavimentação de ruas, construção de escadarias, drenagem pluvial e melhorias na rede de esgoto e iluminação pública. Além disso, mais de 16 mil moradores serão beneficiados com a conclusão das obras, que totalizam cerca de R$ 63 milhões em investimentos.

Segurança e Infraestrutura no Complexo São Carlos

Na zona central do Rio, o Complexo do São Carlos, no bairro do Estácio, também recebeu importantes melhorias. O trabalho de contenção de encostas na Rua São Dinis aumentou a segurança dos moradores da região, especialmente durante períodos de chuva intensa. O barranco foi concretado ao longo de 950 m², e a antiga cortina ancorada foi recuperada, garantindo maior estabilidade para o local.

Além disso, a Prefeitura construiu um novo muro estaqueado e requalificou a canaleta de 313 metros que passava pelo terreno. A intervenção, que teve um custo de quase R$ 985 mil, visa proteger as residências e melhorar a infraestrutura urbana.

Revitalização no Cosme Velho

Outro destaque da agenda de obras foi a revitalização do Campo do Cantão, na Ladeira dos Guararapes, no Cosme Velho, Zona Sul. A área de lazer, antes sem cobertura, passou por uma grande reforma que incluiu a instalação de estrutura metálica para a quadra, aparelhos de esportes como vôlei, basquete e futebol, além de novos pisos, muros e alambrados.

A presidente da Rio-Urbe, Maria Fernanda Cebrian, ressaltou as melhorias, especialmente na cobertura que permitirá que os moradores aproveitem o espaço em qualquer clima. “Fizemos a cobertura, o alambrado e colocamos um novo piso, agora o espaço é adequado para todos os momentos”, afirmou ela.

Para Rosemary Xisto, moradora local há 60 anos, a nova quadra é uma grande conquista para sua comunidade. “Essa reforma ficou maravilhosa, meus netos adoram e agora poderão jogar em um espaço muito melhor”, comemorou.

Conclusão:

Essas obras demonstram o compromisso da Prefeitura em transformar as comunidades do Rio de Janeiro, oferecendo mais segurança, infraestrutura e oportunidades para o lazer da população. A união de investimentos em urbanização e qualidade de vida tem sido uma prioridade para o prefeito Eduardo Paes e seus secretários.

Fontes: prefeitura.rio/diariodorio.com/

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.