ALERJ - Transforma sua vida

Eduardo Paes propõe expansão do metrô até o Recreio e quer assumir gestão dos trens no Rio

Prefeito negocia com o estado nova Linha 6 do metrô, integração do Jaé com o Riocard e gestão municipal da SuperVia.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), apresentou ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis, uma proposta ambiciosa para a mobilidade urbana da cidade. Ele defende a criação da Linha 6 do metrô, que ligaria a Zona Norte ao Recreio dos Bandeirantes, passando por Jacarepaguá. Além disso, sugeriu a integração dos sistemas de bilhetagem Jaé e Riocard, além da transferência da gestão da SuperVia à Prefeitura.

Segundo Paes, a prefeitura está disposta a liberar potencial construtivo para viabilizar o financiamento da nova linha. O prefeito usou suas redes sociais para reforçar o compromisso com o projeto e anunciou que já iniciou articulações com o governo estadual.

Linha 6: expansão do metrô da Zona Norte até o Recreio

A Linha 6 tem como objetivo desafogar o trânsito nas regiões da Zona Norte e Zona Oeste, atendendo bairros populosos como Madureira, Taquara e Barra da Tijuca. O novo traçado, ainda em fase de proposta, atenderia uma antiga demanda da população e conectaria áreas com pouca cobertura do transporte sobre trilhos.

Com essa nova linha, a prefeitura pretende melhorar a mobilidade urbana, diminuir o tempo de deslocamento da população e oferecer uma alternativa ao transporte rodoviário. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo governo do estado, que não se manifestou oficialmente sobre a proposta até o momento.

Integração do Jaé com o Riocard e críticas à “caixa preta” do transporte

Eduardo Paes condicionou o apoio à expansão do metrô à integração imediata dos sistemas Jaé e Riocard. A medida visa unificar a bilhetagem entre modais municipais — como BRT, ônibus, VLT e vans — e estaduais, como metrô, trens e barcas.

Segundo Paes, essa integração “acaba com a caixa preta dos empresários de ônibus”, aumentando a transparência e a eficiência do sistema de transporte público. No entanto, o governo estadual afirma que a integração depende de decisões judiciais. Em fevereiro, o Tribunal de Contas do Município determinou a suspensão da venda da empresa que opera o Jaé, questionando a legalidade da transação.

Paes quer gestão da SuperVia: “Recuperação como a do BRT”

Outro ponto-chave da proposta é a municipalização da gestão da SuperVia. Paes afirmou que pretende repetir com os trens o processo de reestruturação promovido no sistema BRT. “São anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens”, criticou o prefeito.

Atualmente, a SuperVia está em recuperação judicial. Em dezembro passado, a Justiça homologou um acordo que prevê a saída da atual concessionária e a transição para uma nova operadora em até nove meses. A proposta de Paes mira justamente esse momento de mudança, oferecendo à prefeitura a chance de assumir o controle da operação ferroviária na capital.

Fontes:
vejario.abril.com.br
diariodorio.com
oglobo.globo.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.