ALERJ - Transforma sua vida

Alerj aprova PL que garante adesão do RJ ao compromisso nacional de alfabetização infantil

Projeto visa combater o analfabetismo e melhorar a qualidade da alfabetização no estado.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 1.422/19, que obriga o Estado a aderir ao Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (18/02), e agora segue para sanção do governador Cláudio Castro. Ele terá 15 dias úteis para decidir se sanciona ou veta o texto.

Objetivo do projeto de lei

O principal objetivo do PL, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), é promover a melhoria da alfabetização infantil no Rio de Janeiro. Com isso, o Estado se comprometerá a adotar ações que garantam a qualidade do ensino desde a educação básica até a educação não formal. A meta é erradicar o analfabetismo absoluto e funcional ao longo dos ciclos educacionais.

Regulamentação e aplicação das ações

Com a adesão ao compromisso nacional, o Governo do Estado poderá regulamentar a implementação das ações por meio de decretos específicos. O foco será a adoção de métodos de alfabetização adequados e o uso de materiais didáticos eficazes, que garantam o aprendizado das crianças.

Apoio da união aos estados e municípios

Pelo Compromisso Nacional de Alfabetização Infantil, a União oferecerá assistência técnica e financeira aos estados e municípios. A distribuição dos recursos será baseada no número de crianças não alfabetizadas em cada região. A ação visa a apoiar os governos locais na implementação das medidas de melhoria na alfabetização.

Importância da medida para a educação do estado

O deputado Dionísio Lins, responsável pela proposta, ressaltou que a adoção de métodos adequados e a disponibilização de materiais didáticos são fundamentais para o sucesso das metas de alfabetização. Segundo Lins, é imprescindível garantir que os alunos tenham acesso a recursos que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.

Próximos passos

Com a aprovação na Alerj, a medida agora aguarda a decisão do governador Cláudio Castro, que poderá sancionar o PL em até 15 dias úteis. A adesão ao compromisso nacional poderá impulsionar a qualidade da educação no Rio de Janeiro e combater de forma mais eficiente o analfabetismo na região.

Fontes: diariodorio.com/diariocarioca.com

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Alerj aprova uso legal de spray de defesa pessoal para mulheres no Rio

Projeto de lei garante comercialização segura de spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

Alerj homenageia policiais mortos na megaoperação no Complexo do Alemão

Assembleia realiza minuto de silêncio e propõe Medalha Tiradentes post mortem após ação que mobilizou 2,5 mil agentes e deixou 64 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Agora é Lei: Programa estadual de cuidados paliativos é ampliado no Rio de Janeiro

Lei 11.009/25 inclui assistência espiritual, amplia cobertura para doenças crônicas e fortalece a formação profissional no atendimento humanizado da saúde pública.